Pedro Sampaio conquista melhor desempenho no Campeonato Europeu

Jerez de la Frontera (Espanha) – O gaúcho Pedro Sampaio voltou a mostrar evolução em sua temporada de estreia no Campeonato Europeu de SuperStock 600. O piloto de motovelocidade conquistou neste sábado a 22ª posição na corrida realizada no circuito espanhol de Jerez, em Jerez de la Frontera, a penúltima do calendário. A prova contou com 34 pilotos e comprovou o alto nível técnico do Europeu, que  faz parte da programação do Campeonato Mundial da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

Único representante brasileiro na disputa, Sampaio acelerou nas seis corridas anteriores do Europeu. Ele tinha como melhor resultado a 24ª colocação, obtida nos circuitos de Portimão (Portugal) e Imola (Itália). “Foi muito bom, conquistei o melhor resultado do ano em Jerez. Estou bastante contente, mesmo sabendo que poderia ter ido melhor”, analisou. Após cravar sua volta mais rápida nos treinos livres (tempo de 1min48seg904), Sampaio precisou superar dificuldades na sessão cronometrada, quando confirmou a 26ª colocação no grid (1min49seg026). O pole position foi o italiano Michael Rinaldi (1min45seg026), que venceu a etapa de Jerez.

“Sofri uma queda no treino cronometrado durante a frenagem na curva que fica depois da reta oposta. Eu devia estar a uns 70 quilômetros por hora e não me machuquei, só a moto sofreu pequenas avarias, mas a confiança para fazer as frenagens ficou um pouco abalada. Mesmo assim, andei em um bom ritmo na corrida e poderia ter buscado a 20ª posição. O problema foi que no final senti muitas dores no braço, causadas por arm pump (ou síndrome compartimental, resultado do aumento da pressão na área). Por conta disso, meu tempo subiu três segundos nas voltas finais e não pude mais atacar”, relatou Sampaio.

O piloto de 17 anos representa o Team Brazil by ASPI e compete a bordo da motocicleta Yamaha YZF-R6. Ele ficará em Jerez até este domingo, quando irá acompanhar a corrida do companheiro de equipe Matthieu Lussiana, da França, na categoria SuperStock 1000. “Em seguida, desmontamos toda a estrutura em Jerez e seguimos para Benevent, na França (onde a equipe está baseada). Serão mais de 1500 quilômetros de viagem por rodovias. Daqui a duas semanas tem a final e espero continuar em evolução”, concluiu o atual vice-campeão brasileiro e bicampeão gaúcho na classe para motos de 600 cilindradas. A última etapa do Campeonato Europeu será realizada no dia 3 de outubro, no circuito francês de Nevers Magny-Cours. 

Pedro Sampaio tem patrocínio de Pastorello Estruturas Metálicas, Nexx, Anker e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves (RS). O piloto conta com o apoio de Falk Racing, Motoclube 36, MG Bikes e Motoclube de Bento Gonçalves.

Resultado  7ª Etapa – Campeonato Europeu de SuperStock 600 2015
Local:
Circuito de Jerez, Jerez de la Frontera (Espanha)

1 – MICHAEL RUBEN RINALDI (ITA)
2 – AUGUSTO FERNANDEZ (ESP)
3 – DAVIDE STIRPE (ITA)
22 – PEDRO SAMPAIO (BRA)

Reportagem: Mundo Press Jornalismo Estratégico / www.mundopress.com.br